Alimentação Saudável e sustentável

Alimentação Saudável e sustentável

Objetivo

Objetivo 1 – Erradicar a pobreza

Objetivo 2 – Erradicar a fome

Objetivo 3 – Saúde de qualidade

Objetivo 12- Produção e Consumo Sustentáveis

Número de participantes

33

Descrição

Na semana comemorativa do dia mundial da alimentação os alunos da EB1/PE da Calheta – Lombo do Atouguia tiveram oportunidade de participar em diversas iniciativas relacionadas com a temática.

Os alunos do pré-escolar conceberam uma gelatina com frutas, bolo de maçã e pão. Por outro lado,  os alunos do 1º Ciclo   exploraram a história interativa  do Plano Nacional da Leitura “A Magia do Pequeno Almoço” e plantaram produtos hortícolas na horta biológica da escola.

Os professores de Estudo e de Educação Físico-Motora procederam à medição do IMC dos alunos. Os alunos puderam verificar que os valores obtidos na medição variam consoante os tipos de hábitos alimentares  e a atividade física praticada por cada um de nós.

No Clube Eco-Escolas os alunos assistiram a uma reportagem da SIC intitulada “Somos o que comemos” sensibilizando-os para o consumo excessivo de açúcar.

A escola foi também contemplada com a visita da professora Fernanda Botelho , autora de várias publicações , que veio dinamizar um workshop sobre plantas aromáticas e medicinais.

Por fim e de acordo com alguns dos objetivos do ODS ( 1,2,3,12), combate à pobreza e à fome,  fizemos uma Campanha de Recolha de Alimentos para doar a famílias carenciadas da comunidade educativa.

Avaliação/impacto

Aumento do conhecimento sobre os benefícios para a saúde de uma alimentação saudável.

EB1/PE da Calheta/Lombo do Atouguia | Calheta (Madeira)
Erradicar a pobreza - Objetivo 1Erradicar a fome - Objetivo 2Saúde de qualidade - Objetivo 3Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

19/11/2018

Submeter um comentário