Alimentação Saudável + Atividade Física = Escola EB 2,3 do Alto dos Moinhos

Alimentação Saudável + Atividade Física = Escola EB 2,3 do Alto dos Moinhos

Descrição

Concilia uma alimentação saudável com a prática de atividade física para poderes ter saúde.

“Para qualidade de vida poderes ter, uma alimentação saudável e atividade física deves manter”

“Os estilos de vida assumem atualmente uma grande importância, na medida em que podem promover a saúde ou a doença. A alimentação desequilibrada, a obesidade, o sedentarismo, o stress, o tabaco, … são fatores de risco importantes e influenciam de forma direta a morbilidade e mortalidade.
Todos os que se preocupam em ser mais ativos e cuidam dos seus hábitos alimentares, estão certamente a beneficiar a sua saúde.

A OMS recomenda a prática regular de atividade física. Quer este regular dizer, todos os dias, ou a maior parte dos dias da semana, pelo menos 30 minutos e com intensidade suficiente, para aumentar a frequência cardíaca. Andar a pé ou de bicicleta, correr, nadar, dançar são algumas das opções, para quem quer ser mais ativo e se preocupa com a sua saúde.

Também os hábitos alimentares assumem uma enorme importância no nosso estilo de vida. Cada vez mais, as pessoas comem mal, de forma monótona e desequilibrada, com excesso de carne e de alimentos processados, ricos em gordura e em sal, muitos doces e carência de legumes e fruta, peixe e cereais mais completos. A grande explosão da Industria alimentar, que diariamente coloca no mercado novos alimentos, cuja composição nutricional não é conhecida pela maior parte das pessoas, a maquina publicitária, que nos leva a considerar como indispensáveis, produtos que não nos fazem falta nenhuma, a falta de tempo para confecionar refeições e até para comer, são sem sombra de dúvida, uma combinação bombástica que muito contribuiu para o panorama alimentar atual.
Mas comer saudavelmente não é assim tão complicado, não dá muito trabalho e até pode ser mais barato.
A prática regular de uma atividade física deve associar-se sempre a hábitos alimentares adequados, de forma a não comprometer o próprio desempenho.

Não podemos esquecer que é através dos alimentos, que o organismo obtém energia e outros nutrientes essenciais na prática de atividade física. Os músculos e o cérebro necessitam constantemente de glicose para se alimentarem e responderem de forma adequada. Deve obter-se a glicose a partir dos alimentos que se ingerem antes e durante as provas, sobretudo quando estas são mais prolongadas. Quando um atleta não ingere uma quantidade suficiente de alimentos fornecedores deste nutriente, o organismo tem que recorrer a um “combustível” alternativo. Poderá obtê-lo a partir das suas reservas, mas provoca um maior esforço e desgaste e por vezes, conduz a grandes desequilíbrios do organismo.” By Associação Portuguesa de Cardiologia

Escola Básica do Alto dos Moinhos | Sintra
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4
Publicado a

13/11/2016

Submeter um comentário