Ação de sensibilização – Andar a pé é mais saudável para nós e para o ambiente

Ação de sensibilização – Andar a pé é mais saudável para nós e para o ambiente

Objetivo

  • Alertar para as consequências da utilização dos combustíveis fósseis, nomeadamente para nos deslocarmos;
  • Sensibilizar para as alterações climáticas resultantes da emissão de gases com efeito de estufa;
  • Aliciar os jovens a mudar os hábitos de deslocação;
  • Promover uma menor dependência do carro;
  • Promover uma maior autonomia dos jovens, com impactos positivos no seu desenvolvimento pessoal e relacionamento com os colegas;
  • Estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis;
  • Melhorar a qualidade de vida e contribuir para minimizar a pegada de carbono e as alterações climáticas.

Número de participantes

cerca de 400

Descrição

Associando-se à Greve Climática GLOBAL e à causa #fazpeloclima , a nossa escola assinalou a data de 27 de setembro com a bandeira Eco-Escola a meia haste e com o início das sessões sobre o Concurso PeddyApp com a colaboração da Agência Municipal de Energia do Seixal. Esta entidade, nossa parceira e representada no nosso Conselho Eco-Escola, promoveu palestras de sensibilização que tiveram início no dia 27 e se prolongaram durante toda esta semana, abrangendo o maior número possível de alunos e professores que as condições da nossa escola permitiram.

Nestas palestras alertaram para os efeitos prejudiciais da utilização dos combustíveis fósseis e as suas consequências sobre o clima e sensibilizaram os alunos para os benefícios de andar a pé. Lançaram ainda um desafio aos alunos, com a divulgação do Concurso PeddyApp, um concurso em que se ganham pontos e prémios por andar a pé, e que teve início no dia 30 de setembro. Desde aí, muitos alunos já transformaram os seus passos em pontos.

Também no dia 27 de setembro, se iniciou a colocação do Poster Eco-Código 2019 (após as limpezas de verão!) em todas as salas de aula e outros locais de destaque da escola .

Os professores, e em particular os diretores de turma, foram ainda desafiados a planearem atividades com as turmas no sentido da proteção do ambiente, as quais serão apresentadas pelos respetivos Embaixadores do Ambiente no decorrer da próxima semana, dia 9 de outubro, na segunda reunião do Conselho Eco-Escola.

Avaliação/impacto

Muitos alunos e professores se têm empenhado em andar a pé (e a somar pontos) usando a aplicação para o telemóvel do Concurso PeddyApp, embora a aplicação tenha ainda alguns “bugs” para resolver uma vez que está numa fase inicial de teste.

O nosso Eco-Código já se encontra em todas as salas de aula e tem contribuído para a divulgação do Programa Eco-Escola aos novos alunos que o desconheciam e para a inspiração de algumas propostas de atividades a desenvolver, colocando o Eco-Código em ação.

As ideias dos alunos, propostas, analisadas e ponderadas ao longo desta semana, serão comunicadas na reunião do Conselho Eco-Escola da próxima semana e serão certamente boas ideias. Depois… é concretizá-las!

Escola Básica de Vale de Milhaços | Seixal
Ação Climática - Objetivo 13
Eco-Escolas
Publicado a

05/10/2019

Submeter um comentário