Ação 2: Detetives da Natureza

Ação 2: Detetives da Natureza

Objetivo

 As espécies autóctones são espécies que evoluíram naturalmente numa área específica. Têm crescido lá naturalmente por centenas ou milhares de anos. Ao contrário das espécies não nativas, muitas vezes também referidas como espécies exóticas, são aquelas que são introduzidas numa área, tipicamente por agentes humanos.

  1. Sabes como as flores silvestres nativas são importantes para polinizadores e muitas outras espécies? Veja o seguinte vídeo para descobrir mais sobre os benefícios das flores
  2. Com esta ação, convidamo-lo a sair e tentar identificar algumas plantas nativas e flores silvestres do seu país ou região. Ao mesmo tempo que estiver ao ar livre, pode utilizar alguns guias da natureza ou aplicações de identificação, como o iNaturalista.
  3. Liste as plantas que conseguiu identificar e tente descobrir se são nativas do seu país ou região.

Tire fotografias das suas identificações e partilhe algumas delas no FB/Instagram com o hashtag #GlobalActionDays, #MyActionsMatter, #GAIA2030, #GenerationRestoratione #LitterLessCampaign!

Legenda a sua fotografia com o nome da espécie e quaisquer outros factos interessantes que tenha aprendido sobre a mesma!

Número de participantes

1

Descrição

Foi muito interessante ter conhecimento sobre as várias plantas invasoras que se encontram na nossa região despertou-me a curiosidade para com este caso das plantas que foram importadas do exterior para o nosso país para fins distintos.

Invasoras:

– Escova de Garrafa

– Cana-vieira

– Erva das Pampas

– Piteira

– Espinheiro-Karro

– Azedas

Avaliação/impacto

Graças a esta ação fiquei a saber que plantas na nossa região se identificam como invasoras, de onde vieram, a que funções se destinavam. Foi uma honra ter participado no Global Action Days.

Foi graças ao INaturalist e à aplicação Invasoras que consegui preencher esta ficha.

Rodrigo Teixeira – 7º ano

Escola Básica do Alto dos Moinhos | Sintra
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

04/05/2022

Submeter um comentário