A Bio-horta da minha escola

Objetivo

Criar uma horta onde fosse possível colher produtos para serem produzidos, colhidos e cozinhados pelos alunos. Pretende-se que os alunos percebam que uma horta urbana é possível e assim incentivá-los a reproduzir ainda que em escala mais reduzida (vasos, pequenos canteiros…) esta iniciativa nas suas casas. Valorizar os produtos frescos e produzidos de forma biológica.

Número de participantes

15

Descrição

A Bio-horta da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve tinha sido recém-renovada pouco tempo antes de nos vermos confinados aos nossos espaços mais individuais. Quando havia mais necessidade de vigiar, regar, manter … a escola ficou quase vazia. Alguns alunos estrangeiros que escolheram a nossa escola para prosseguir estudos não conseguiram regressar para junto das suas famílias. Mantiveram-se no alojamento da EHTA e têm feito a manutenção da horta. Como eles próprios têm de confecionar as suas refeições, vão colhendo os frutos que a terra dá. Dizem ter outro sabor, não só porque são fruto do trabalho de cada um mas também porque se trata de produtos livres de qualquer químico.

Há uma variedade considerável de produtos, para fazer face às necessidades de cada curso relacionado com a restauração, desde as ervas aromáticas para a comida ou simplesmente para aromatizar águas, até às plantas comestíveis para dar cor e criatividade aos pratos.

Assim, os alunos de Gestão e Produção de Cozinha vão dando sabor aos dias de isolamento social e vão percebendo que os produtos biológicos são realmente uma opção de vida.

Avaliação/impacto

A manutenção da Bio-horta tem sido uma atividade de relaxamento para os alunos que estão confinados no internato da escola. Podem agora comprovar que semeando e cuidando, a agricultura biológica é viável. Num espaço urbano é possível criar uma pequena horta e daí tirar vários produtos com um sabor mais intenso.

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve | Faro
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Eco-Escolas
Publicado a

29/04/2020

Submeter um comentário