1. Action hands on … EARTH!

1.	Action hands on … EARTH!

Objetivo

Objetivo 15- “Proteger a vida terrestre”. Reduzir em 70% a quantidade de resíduos sólidos no recreio. Diminuir em 4% o consumo de água e eletricidade na escola.      

Número de participantes

200

Descrição

Todos os alunos e professores participaram nesta atividade que se desenrolou em três momentos:

1º) Foi proposto aos professores titulares de turma a aplicação aos alunos, de duas gravuras para colorir. Antes da pintura, a turma refletiu e dialogou sobre os tópicos: sustentabilidade, energias renováveis, planeta Terra, CO2 e O 2;

2º) Após o diálogo, os alunos criaram uma frase tipo eco-código que registaram numa fita de tecido com caneta própria;

3º)  Por último, as professoras reuniram os seus alunos no patamar do corredor, sentados em círculo, à volta de um globo terrestre, construído em materiais reciclados. Um aluno por turma, lia a sua frase e colocava-a no globo terrestre. Por fim, a professora coordenadora leu o “ABC da natureza”. Foi muito interessante!

Avaliação/impacto

A observação direta e naturalista dos alunos e professores, revelou que apreciaram esta atividade e o interesse de todos em participarem nos projetos Eco-Escolas a decorrer na escola.

A monitorização da limpeza do recreio está distribuída às turmas do 1º e 2º anos e vai ser avaliada por dois quadros de registo: registo das datas de recolha de resíduos pelas equipas de alunos e registo do impacto desta atividade nos alunos, numa ficha de apreciação final.

A monitorização dos contadores da água e da luz está distribuída aos alunos do 4º ano e vai ser avaliada  pelos cartazes/slogan realizados pelos alunos do 3º e 4º ano e por dois quadros de registo: registo dos consumos de água e luz e registo do impacto desta atividade nos alunos, numa ficha de apreciação final.

EB1 Eurico Gonçalves | Lisboa
Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Eco-Escolas
Publicado a

28/04/2018

Submeter um comentário