Global Action Days 2017-2018

Community Action Days

Os Global Action Days são uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizamos em prole do ambiente.
Para além da ação o objetivo é também a inspiração e motivação para prosseguirmos neste trabalho sempre inacabado de agir pela sustentabilidade.

Este ano que os Global Action Days foram finalmente assumidos pela Foundation for Environmental Education (FEE) para todos os Programas, pelo que procuraremos envolver não só as Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, mas também as autarquias –  ECOXXI e Eco-FreguesiasXXI – e ainda  os gestores, trabalhadores  e utilizadores dos empreendimentos Chave Verde e das praias, marinas e embarcações Bandeira Azul.

Portugal tem sido há mais de 5 anos o país com maior participação nesta iniciativa e que nunca parou de a realizar com as suas escolas!

Agora, estamos certos que  vamos continuar a fazer a diferença com o empenho e colaboração de todos!

Como Participar?

Basta realizar uma ação “hands on”, ou seja na comunidade, na escola, no local de trabalho… entre 6 e 12 de novembro [ 1ª fase dos GAD] e divulgar através de fotografias e/ou vídeo + um pequeno texto/artigo.

Aconselha-se que realizem e publiquem as ações antes de dia 10 para serem mais divulgadas.

Existem este ano 4 formas de divulgar e registar as ações!

A nível INTERNACIONAL– e escrevendo e inglês se possível:
1- na página da FEE aqui http://www.fee.global/about
(nota: este registo é FUNDAMENTAL)
2- no grupo internacional do Facebook aqui:
https://www.facebook.com/groups/683208545141374/?ref=bookmarks

Em PORTUGAL continuaremos a ter a plataforma de registo Global Action Days, associada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com prémios ( sorteio de vouchers Green Key ), para quem coloque lá o seu post. Fundamental publicar :
3- na página do GAD em português (nota: os prémios nacionais serão sorteados APENAS entre os coordenadores que realizaram o GAD e publicaram AQUI: http://globalactiondays.abae.pt)
4- podem também publicar na página do GAD Portugal e o post será republicado no mural desta página e noutros. AQUI:
https://www.facebook.com/Globalactiondaysportugal-4208797…/…

Podem ainda partilhar no Instagram  e marcar essas publicações com os perfis de @jovens_reporteres  /  @ecoescolas_pt / @abae_fee_portugal

UTILIZEM OS HASHTAGS
#globalactiondays / #FEEGAD / #GADPORTUGAL

 O que fazer no GAD? Várias sugestões:

Todas as ações são importantes, em especial as que têm mais intervenção na comunidade envolvente.

Uma vez que este ano todos os Programas ABAE se focam no tema Floresta sugeria-se , se possível ações inspiradas neste mote “Do CO2 ao O2”. Particularmente no caso das Escolas sugere-se:

  • criar uma Brigada da Floresta  com uma ação concreta (limpeza, plantação, Inventariação, recolha de sementes, erradicação de invasoras…etc)
  • participar na Rota pela Floresta, caso o município a esteja a organizar neste período
  • realizar uma ação, se possível na comunidade (ex: organizar uma exposição, uma manifestação, uma apresentação pública, ação de limpeza e/ou plantação de uma área, uma ação intergeracional)
  • lançar uma campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (Geração Depositrão)
  • pôr a funcionar a Brigada da Cantina (Alimentação Saudável e Sustentável)
  • cuidar da horta (Hortas Bio)
  • registar a biodiversidade em torno da escola
  • alertar para as alterações climáticas
  • criar na escola um “painel de compromissos”
  • motivar para que todos se vistam de verde nesse dia
  • hastear a bandeira Eco-Escolas e celebrar o Dia Eco-Escolas
  • comunicar com outra(s) escola(s) do concelho, com a freguesia, com o município…
  • partilhar o que se pretende fazer e, posteriormente, o resultado da ação, publicando fotografia(s) ou vídeo e um pequeno texto, de preferência em inglês e português
  • … e muitas outras ações possíveis.

Prémio ABAE

Serão sorteados vouchers para 2 pessoas (1 ou 2 noites) em unidades hoteleiras Green Key. Destinam-se aos professores coordenadores Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente que realizaram e partilharam as suas atividades em cada um dos dois períodos Global Action Days (novembro e abril).

Os Global Action Days visam dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade.