Semana 1: Proteger a Biodiversidade Global

Para esta primeira semana da campanha #MyActionsMatter, vamos focar-nos na Biodiversidade e como podemos contribuir para a sua proteção.

Curiosidade: os cientistas estimam que existem mais de 8 milhões de espécies de plantas e animais na Terra. Mas sabias que apenas cerca de 1,2 milhões de espécies se encontram identificadas e descritas até agora, a maioria das quais são insetos?

 

Ação 1: Mergulho na Natureza

  1. Faz uma caminhada de 10 minutos num espaço verde. Pode ser uma floresta próxima, um parque, uma praia ou mesmo no teu jardim. Fecha os olhos durante 30 segundos, levantado/a ou sentado/a, relaxa, respira e escuta aquilo que te rodeia.

  2. Abre os olhos e procura uma flor, planta, pássaro ou inseto que consideres bonitos e/ou interessantes. Tira uma foto e partilhe na tua comunidade da app, juntamente com uma legenda que refira duas coisas que gostes particularmente na planta ou animal. Também podes partilhar a sua foto no Facebook/Instagram com a hashtag #MyActionsMatter.
  1. Antes de regressares a casa, podes selecionar as emoções que te acompanham neste momento na opção “Diary” na app Treasure Earth.
  1. Para saber mais, visualiza este vídeo canadiano sobre a temática da biodiversidade: https://youtu.be/5A2QH_tM7ME

Ação 2: Nutrir a Natureza

  1. Sabias que é muito fácil voltar a cultivar vegetais e ervas das sobras da cozinha? Procura vegetais ou sementes de fruta que possam voltar a ser cultivadas. Para mais inspiração, vê este vídeo: https://youtu.be/Jze8utzpLhg
  1. Acompanha o progresso das tuas plantas tirando fotos semanais. Do que observaste, podes indicar novos elementos nas tuas plantas para os quais possas expressar gratidão? Faz o upload das tuas fotos semanalmente, legendando-as através de uma expressão de agradecimento na tua comunidade na app e/ou no Facebook/Instagram com a hashtag #MyActionsMatter!

  2. Uma vez iniciada esta jornada de ações positivas, podes dar o teu contributo respondendo a um pequeno questionário: https://www.surveymonkey.com/r/QX9P5MM

 

Ação 3: Captar a Natureza

  1. Cria o teu próprio mini-documentário sobre biodiversidade. A partir do teu telemóvel/câmara faz uma gravação de uma planta ou animal qualquer da tua varanda, jardim, parque próximo ou área natural. Encontra a sua designação e investiga também o seu papel no ecossistema.
    Dica: Tenta visitar o website https://www.inaturalist.org/

  2. Tenta descobrir: trata-se de uma espécie nativa ou invasora? atrai polinizadores? é uma espécie-chave? é migradora? quais as duas formas de estarmos ligados a esta espécie? (semelhanças/dependência uns dos outros, etc.). Junta tudo num pequeno vídeo e partilha-o com a hashtag #MyActionsMatter.
  3.  Inspira-te com este vídeo JRA da Escócia: https://yrecompetition.exposure.co/scotland-10

 

Ação 4: Vida em Perigo

Uma espécie ameaçada, ou em perigo de extinção, é uma espécie que se encontra suscetível de se extinguir num futuro próximo, quer em todo o mundo, quer numa determinada área. As espécies ameaçadas podem estar em risco devido a diferentes fatores como a perda de habitat, a caça furtiva e as espécies invasoras.

  1. Fala com a tua família ou professores sobre que animais podem estar em perigo na tua região. Se não tens a certeza, podes dar uma espreitadela aqui: https://www.iucnredlist.org/
  1. Considera como seria estar à beira da extinção. Escreve uma frase que gostarias de partilhar se fosses um animal prestes a desaparecer. Partilha os teus sentimentos com amigos e família. Se sentires alguma tristeza ou desespero, pode ajudar respirar três vezes e prestar atenção aquilo que te rodeia.

 

Ação 5: Rótulos por Descobrir

  1. Espreita na tua cozinha e tenta descobrir quantos rótulos ambientais consegues encontrar nos teus produtos alimentares. Poderás encontrar rótulos como o Marine Stewardship Council (MSC), a Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSP), Rainforest Alliance Certified, ou o Forest Stewardship Council (FSC).

  2. Escolhe um rótulo e faz uma pequena pesquisa sobre o que este significa – como é que ajuda a proteger a natureza e a biodiversidade? Partilha as tuas aprendizagens na tua comunidade na app.
  1. Da próxima vez que estiveres no supermercado, aproveita alguns momentos para ver se algum dos produtos disponíveis tem um rótulo ambiental. Estás disposto a comprar um produto com um rótulo ambiental mesmo que seja mais caro?

 

Ação 6: Faz uma Festa!

  1. Encontra um bom local para a tua festa na tua varanda, jardim ou numa área comum exterior. Poderás celebrar de diferentes maneiras, por exemplo, criando um alimentador de pássaros com diferentes tipos de sementes, fazendo uma estação de água para abelhas e outros polinizadores, ou plantando algumas flores ao ar livre. Podes encontrar mais ideias aqui: https://youtu.be/EWtchv7aU7Y
  1. Pode levar algum tempo até que os teus hóspedes selvagens encontrem o seu caminho para a festa, por isso sê paciente! Quando chegarem, tira uma fotografia da vossa celebração da biodiversidade e partilha-a na tua comunidade. Lembra-te de não assustar o(s) teu(s) novos amigo(s)!
  1. Como te sentes no momento da celebração? Seleciona as emoções que estás a sentir neste momento, e regista-as na opção “diary” na app Treasure Earth.

  2. Podes partilhar a fotografia dos teus hóspedes na tua comunidade na app ou publicá-la no Facebook/Instagram com a hashtag #MyActionsMatter!

Ação 7: “Checking In”

Obrigado pelos teus esforços até agora! Aqui estão alguns passos adicionais que recomendamos que realizes para reforçar as tuas intenções e apreciar os teus esforços.

  1. Faz uma pausa de 1 minuto e está presente no “agora” e no “aqui”. Fecha os olhos e concentra-te na respiração e num suspiro. Repete este processo três vezes. Coloca a/s mão/s no coração, presta atenção ao calor e ao contacto da tua mão. Recorda as intenções que definiste, bem como as práticas e atos que completaste.
  1. Respirando fundo, como te sentes neste momento, sem qualquer julgamento? No teu diário da app Treasure Earth, seleciona as emoções que sentes e regista-as.

  2. Assina a promessa de apoiar um planeta saudável e seguro para todos aqui: https://www.leaf.global/gad-pledge