Inscrições
Este a campanha terá a duração de 10 dias, decorrendo entre os dias 18 e 28 de abril, e a sua inscrição terá de ser realizada através do link internacional.
Encontra-se disponível para download um guia de apoio para professores sobre como implementar a campanha em contexto de sala de aula e não só. Pode consultá-lo aqui.
5 ações para a luta contra a poluição
Os Global Action Days estão de volta e com um novo formato de atividades disponível para todos os alunos, professores de toda a comunidade Eco-Escolas e JRA interessada em envolver-se nesta campanha.
Ação 1: Recusa! Sem carne por um dia!
Sabias que? A produção de carne vermelha, como a carne de vaca e de cordeiro pode produzir até 250 vezes mais gases de estufa por grama de proteína do que leguminosas. Além disso, a pecuária está associada a elevadas emissões de azoto para o ambiente, o que perturba o seu equilíbrio natural e pode causar a morte de plantas e animais.
Alguma vez sentiste um cheiro forte ao passar por um campo agrícola fertilizado? Isto deve-se ao amoníaco, e é responsável pelas grandes quantidades de algas lavadas na praia.
A maioria dos países recomenda um consumo máximo de 500 g de carne vermelha por semana. Para se ter uma noção, duas fatias finas de presunto rondam os 40-50 g!
A ação:
1. Decide com a tua família ou amigos o dia da semana que te vais dedicar apenas a refeições vegetarianas ou veganas.
2. Pensa em pelo menos uma receita vegetariana ou vegana que te agrade e que contenha apenas ingredientes locais e sazonais. Escreve-os de uma forma clara. Podes adicionar uma fotografia à descrição
3. Troca receitas com os teus amigos e certificate que as percebes e consegues seguir.
4. Encontra os ingredientes necessários e prepara uma refeição de acordo com as instruções. Podes escolher cozinhar em conjunto com os teus amigos.
5. Disfruta com a tua família e/ou amigos 😊 Tira uma fotografia do teu prato e coloca-a na tua conta de redes sociais com a hashtag #litterlessplus.
6. Opcional: Podes organizar uma degustação com a tua turma ou com um grupo de amigos.
7. Decompõe todas os restos orgânicos num recipiente de compostagem.
Ação 2: SUBSTITUIR – Troca os poluentes invisíveis por alternativas amigas do ambiente!
Sabias que: Muitos produtos que utilizamos diariamente (por exemplo, produtos de limpeza, cosméticos, embalagens de alimentos) podem conter substâncias nocivas para o ambiente ou para a saúde humana.
Estas substâncias, libertadas no ar ou na água, são invisíveis a olho nu e podem viajar de um local para outro.
Exemplos de tais substâncias são as partículas (PM10 e PM2.5), os óxidos de azoto, os PFAS e as hormonas.
Algumas destas substâncias podem também reagir umas com as outras para produzir novos compostos nocivos. Até podem haver microplásticos na tua pasta de dentes!
- Vê estes vídeos se quiseres saber mais sobre os poluentes invisíveis: How to claim your right for a life free from chemicals (Como reivindicar o seu direito a uma vida livre de químicos) e The Dirty Truth About Toxic Cleaning Products (A verdade suja sobre os produtos de limpeza tóxicos)
- Encontra três produtos em tua casa que contenham substâncias que podem ser nocivas para os seres humanos, animais e plantas. Que rótulos indicam que estes produtos podem ser prejudiciais? Discute com os teus amigos e familiares a forma como estes químicos chegam à natureza e a razão pela qual são considerados nocivos.
3. Consegues encontrar ou fabricar produtos alternativos menos nocivos? Para te inspirares, podes ver este vídeo: Mantem a tua casa limpa com esses produtos de limpeza ecológicos
4. Encontra produtos alternativos com rótulo ecológico. Discute com os teus amigos a importância da rotulagem ecológica e do princípio da precaução.
5. Partilha as tuas ideias de produtos não tóxicos com os teus amigos no Facebook/Instagram com o hashtag #litterlessplus.
Ação 3: REUTILIZAR – É o dia da troca de livros!
Sabias que: A leitura de livros é uma óptima forma de adquirir conhecimentos e de despertar a imaginação. No entanto, a sua produção está associada a consequências ambientais substanciais. Sabias que a pegada hídrica média global de uma folha A4 de papel de impressão e escrita de 80 g é de 5,1 litros? Além disso, ao comprar livros reutilizados através da venda num mercado de segunda mão, podes poupar mais do dobro da energia do que ao produzir livros a partir de papel reciclado.
Na Europa, os resíduos de papel representam 30% do total dos resíduos urbanos e cerca de 70% desse papel é reciclado.
- Vejam este vídeo sobre o impacto da produção de papel.
2. Decidam um dia para organizar um dia de troca de livros. Podes incluir na actividade outras actividades, como contar histórias, fazer marcadores de livros e workshops de ilustração.
3. Encontra um livro de que tenhas gostado e que estejas disposto a trocar por outro livro.
4. Apresenta o livro que gostaste aos teus amigos ou familiares e partilha as emoções que sentiste ao lê-lo. Também podes publicá-lo nas redes sociais, perguntando a outras pessoas se estão interessadas.
Troca o(s) teu(s) livro(s) com os teus amigos, tira uma fotografia dos teus novos livros e publica-a nas redes sociais com a hashtag #litterlessplus.
Divirtam-se a ler o vosso livro!
Opcional: Também podem alargar esta actividade a brinquedos usados, artigos de moda ou gadgets.
Ação 4: REPRODUZIR – Sê criativo e dá uma segunda vida aos teus pertences!
Sabias que: A “pegada material” global aumentou 70% entre 2000 e 2017? É a quantidade de matéria-prima que utilizamos para produzir tudo o que consumimos e um indicador da pressão que exercemos sobre os recursos mundiais. Todos nós precisamos de considerar cuidadosamente as nossas necessidades e hábitos de consumo para promover uma cultura circular em vez de uma cultura linear de “comprar e deitar fora” e minimizar a nossa pegada material. Podes fazê-lo sendo criativo com as coisas que tens, por exemplo, transformar as tuas calças de ganga velhas num saco de tecido, uma camisa velha numa fronha, etc. e, ao mesmo tempo, reduzir o teu consumo de material novo.
- Começa por aprender os conceitos básicos da Economia Circular, vendo este vídeo.
- Combina um dia criativo com os amigos e/ou família para reutilizarem coisas velhas ou não usadas que tenham.
3. Encontra vídeos online inspiradores que mostrem ideias sobre como reutilizar coisas que usamos no nosso dia-a-dia e partilha-os com os teus amigos. Em alternativa, podes ver este vídeo.
4. Encontra, em tua casa, coisas às quais gostaria de dar uma nova vida. Certifica-te de que tens as ferramentas e os materiais necessários para o fazer.
5. Sê criativo com as tuas coisas, tentando evitar produzir novos resíduos.
6. Partilha as tuas novas criações com os seus amigos ou no FB/Instagram com o hashtag #litterlessplus.
7. Deita os resíduos que não conseguiste evitar produzir no contentor de reciclagem adequado.
Ação 5: Recicla! Faz um piquenique para recolha de lixo!
Sabias que: Em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos nossos oceanos.
Apenas 9% de todos os resíduos de plástico produzidos até à data foram reciclados. Cerca de 12% foram incinerados, enquanto os restantes 79% se acumularam em aterros, lixeiras ou no ambiente natural.
Actualmente, produzimos quase 300 milhões de toneladas de resíduos de plástico por ano. Isso é quase equivalente ao peso de toda a população humana
1. Escolhe uma altura para fazer um piquenique de recolha de lixo com a sua família ou amigos. Leva uma manta, alguns alimentos e bebidas num recipiente reutilizável, bem como luvas/colhedoras de lixo, sacos e desinfectante para as mãos. Caminhem juntos até uma zona verde agradável à vossa escolha. No caminho, apanhem o lixo que possam ver na rua ou no caminho.
Nota: Podes optar por fazer esta actividade voluntariamente também no Dia da Terra, sábado, 22 de Abril. Podes encontrar mais informações sobre o Dia da Terra, bem como recursos úteis em EARTHDAY.ORG
2. Quando chegares, dedica 10 minutos a apanhar o lixo na área circundante – mesmo as pequenas pontas de cigarro!
3. Deita o teu lixo no contentor adequado: Os resíduos de plástico para um contentor de reciclagem de plástico, os resíduos de vidro para um contentor de reciclagem de vidro, os resíduos de papel para um contentor de reciclagem de papel, etc. Se não encontrares caixotes de lixo suficientes para deitares o teu lixo, escreve uma mensagem ao teu município local, sensibilizando-o para o problema e pedindo-lhe que instale mais caixotes.
4. Celebrem os vossos esforços desfrutando juntos da natureza limpa e da comida que trouxeram. Tira uma fotografia do teu piquenique e do lixo recolhido e partilha-a no FB/Instagram com o hashtag #litterlessplus.
You must be logged in to post a comment.